Atlas da Educação 1991/2012

O presente estudo resulta de um pedido formulado pela EPIS – EMPRESÁRIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL no sentido de identificar os contextos do território nacional onde a problemática do abandono e do insucesso escolares pudessem apresentar expressões mais marcadas e cujas dinâmicas pudessem ser aferidas em função de critérios quantificados assentes em evidência cientificamente sustentada. O projeto EPIS desde muito cedo identificou o insucesso e o abandono escolares como uma das manifestações mais relevantes dos mecanismos sociais da exclusão. Mais do que um problema das escolas entendeu-se que esse era um problema das comunidades locais e do próprio país. Mais do que um problema das famílias, era um problema para cuja superação se impunha mobilizar autarcas, empresários e tantos outros parceiros que, através da diversidade dos seus contributos, pudessem representar a expressão de uma responsabilidade colectiva em relação à formação das novas gerações.

Portugal é um exemplo no quadro europeu de uma sociedade marcada por fortes desigualdades sociais produto, entre outros factores, de uma desigual distribuição do capital humano proporcionado pela escolarização. O atraso revelado pelos níveis de escolarização da população tem vindo a ser superado nas últimas décadas, porém, as taxas de alfabetização e de escolarização mantêm-se ainda longe dos níveis elevados alcançados por países europeus ainda ao longo dos séculos XIX e XX. Acresce ainda o facto de essas desigualdades ganharem uma maior expressão quando analisadas no quadro do território nacional. O contraste entre zonas urbanas e zonas rurais, o norte e o sul do país, o interior em risco de desertificação e o litoral que concentra uma elevada proporção da população, é de tal forma gritante que dificilmente se poderá falar de coesão territorial. Neste contexto, o sistema educativo acaba por refletir essas desigualdades, quando se poderia esperar que pudesse constituir um instrumento de atenuação. O abandono e o insucesso escolares são duas faces dessa incapacidade social de formar as novas gerações para criar e potenciar oportunidades de mobilidade social ascendente, bem como contribuir para a redução dos contextos de exclusão social.

 

Disponível em www.epis.pt